domingo, 2 de fevereiro de 2014

#03 Crítica de Coppelion

Historia:
Em 2016 ocorreu um acidente em uma usina nuclear(estilo a que houve em Fukushima em 2011) e a população de Tóquio foi obrigada a evacuar,transformando a cidade em um lugar fantasma por causa dos elevados níveis de radiação.
A historia se passa em 2036,20 anos depois do acidente.
Após acontecer o acidente e a cidade ser evacuada,muitas pessoas ficaram para trás e ,outras foram deixadas na cidade fantasma,por esse motivo foi criado um grupo chamado "Coppelion" (inspirado no musical francês ,Coppelion era um boneca)eles foram feitos para ajudar e "limpar" a antiga cidade de Tóquio.
Tudo é contado pela vida de três garotas que foram modificadas geneticamente para aguentar os níveis de radiação sem tem que usar roupa de proteção.


Primeiras Impressões:
Poucas pessoas começaram a assistir Coppelion assim que a mesma começou a sair.Claro,a historia é ótima,realmente inovadora,com alguns dramas clichês,mas é ótima.
A curiosidade é que o anime devia ter saído na mesma época que o acidente nuclear de Fukushima,mas que em respeito a todos que perderam parentes e amigos naquela tragedia,foi decido adiar até o final do ano passado.
Ao decorrer dos episódios você percebe que todos os detalhes são contados,cada um deles tem um detalhe aqui e ali que mostram o final do anime. Obviamente que eu esperei um pouco mais pela historia e toda essa adiamento do projeto,no inicio achei muito complexo para ser transformado em anime,até porque tudo se passa no futuro,sem flashback ,mas por incrível que pareça,dificilmente fica alguma duvida.
Os primeiros três episódios me deixavam cansada pelo tanto de informação,acabei assistindo duas ou três vezes para ter certeza que não tinha esquecido nenhum detalhe que poderia me fazer falta mais tarde.Talvez por isso eu tenha esperado ansiosamente toda semana por ele.

Personagens:
Por incrível que pareça,são muitos personagens que devem ser levados em consideração,mas acho que vale mais a pena falar daqueles,quais irão fazer alguma diferença durante o decorrer do anime.


  • Naruse Ibara/Voz de Haruka Tomatsu: É uma das três protagonistas.Extremamente responsável, líder do grupo e era Presidente de sala.É a mais velha e muito forte.Quando digo forte,não digo somente psicologicamente,mas sim forte de que,sua mutação genética é elevada muitas vezes a mais que a de outros.Muito inteligente e preocupada com todos,tem uma certa dificuldade em entender o que muitos sentem e uma auto estima meio baixa quando se sente sozinha.
  • Aoi Fukasaku/Voz de Kana Hanazawa: (A FILHA DE MADARA \U.U/)Como em todo o anime,sempre temos aquela personagem extremamente feliz e animada que esconde grandes coisas por trás ,mas que a maioria ignora.Ela é uma das protagonista,tem facilidade em entender sentimentos e age sempre com medo do que pode acontecer.É uma típica estudante do segundo ano ,animada,feliz e que quando aparece,sempre faz uma palhaçada.Tem extremo medo e sua mutação genética não é falada durante a historia(mas eu adoraria descobrir,porque deve ser de um Pokemon cara e.e Não é possível xD).Foi minha personagem preferida do inicio ao fim.Mesmo sendo esquecida de vez em quando e parecendo ser apenas um "apoio" insignificante,ela tem um grande peso em todo o anime,além de que muitas historias só acontecem por causa de seu passado e sua vontade de não ser somente uma "boneca".
  • Taeko Nomura/Voz de Satomi Akesaka:Terceira e ultima protagonista. Taeko é uma garota totalmente normal e,muito clichê.Ela sera a "medica" do grupo,aprendeu tudo o que sabe no colégio,mas somente sobre ferimentos para que pudesse ajudar pessoas que fossem encontradas na cidade,ou ao seu próprio grupo.Tem grande afinidade com animais,sendo essa sua mutação genética,é como se tivesse uma grande ligação com os mesmos. É extremamente quieta e observadora,é uma mescla entre Ibara e Aoi.Com o passar dos episódios ela se torna um pouco figurante,mas ganha uma grande parte do anime quando se inicia.É muito inteligente e tenta sempre se superar,não conseguindo deixar nenhum ser vivo morrer.Também tem grande receio quanto ao fato de ser uma Coppelion e não se sentir apenas uma garota normal,assim como Aoi.
  • Haruto Kurosawa/Voz de Kenichi Suzumura: Haruto é um personagem que parecia ser somente mais um de apoio(nesse anime muitos personagens são somente apoios,o que me deixava triste quando algum novo aparecia,já que ele ia sumir em seguida ç.ç) ,mas ele (GRAÇAS A KAMISAMA \U.U/) pode ser considerado um dos principais. Haruto era do terceiro ano,da mesma sala que Ibara.O aluno mais exemplar e inteligente do colégio,vivia em sua sala de ciências e ajudava no estudo das mutações feitas nos estudantes.O mesmo fazia parte da "Equipe de Limpeza" na cidade fantasma,não menciona com clareza o que ele fazia,mas pelo andar do anime,tem como tirar as próprias conclusões. Mostra certa preocupação quanto a Ibara durante todo o anime,sendo até um pouco confuso,principalmente por pensar que ambos são um pouco distantes quanto a sentimentos.Não tenho certeza de qual é sua mutação genética,não tendo mostrado nada de especial durante o anime.
Temas Musicais:
Acho que muitos já devem conhecer Angela,a cantora da música de abertura e encerramento de Coppelion.
A música de abertura é "Angel" com uma batida forte e viciante,particularmente rápida e cheia,com letra criativa e retratando o que acontece no anime.Foram vendidas poucas cópias ,fazendo com que eu esperasse muito menos,mas fui surpreendida com algo tão gostoso de ouvir que até virou meu toque de chamada. A música de encerramento é "Tooku Made" que,ao contrario da abertura,é lenta,mas muito bem trabalhada,suas letras contam a historia tão perfeitamente que é como se fosse feita somente para o anime.Realmente,o tema musical é algo que não temos do que reclamar,até mesmo sua animação combina de forma clara com o que é dito.


Animação:
O estúdio responsável por Coppelion é GoHands,o que me deixou extremamente triste. Sempre soube que um anime como esse não seria algo que muitas empresas ajudariam e nem que pagariam muito para a animação,mas eu tenho certo preconceito contra a maneira da GoHands de trabalhar.
Seus traços são muito bruscos ,tem certa diferença de animação caso repare muito de um episodio para o outro,mesmo tendo feito animes de sucesso como "K" ,você sente certo receio de ir ver algo vindo do estúdio.
Com Coppelion não foi diferente,o anime começa com um ótimo plano de fundo,a cidade é feita perfeitamente,tem tudo em seu lugar,nenhum detalhe passa despercebido,mas quando você chega nos personagens,estão com linhas grossas como se você tivesse pegado uma foto,recortado e colado em cima de outra. Eu realmente odiei,ainda mais por eu ter terror de animação mal feita,mas com o passar do tempo,a linha dos personagens fica cada vez melhor até se tornar imperceptivel,o que me animou já que ver o inicio me deixava apavorada. Não digo que é um trabalho de mestre,nem que pode se dar uma nota dez,mas tem como "encarar".

Prós:
  • Ótima história,com enredo sem erros e furos muito comuns nesse tipo de anime.
  • Mesmo sendo um seinen,ele mostra traços diferenciais,tendo em vista um publico mais jovem e simples de entender.
  • Seu tema musical é ótimo e,Angela foi a melhor aposta feita.
  • As vozes combinaram perfeitamente com os personagens ,alem da descrição dos mesmos durante o anime ser realmente ótima.
Contras:
  • Quando se começa a ver um anime,sua animação tem que estar,no mínimo,regular e,Coppelion começa com uma animação ruim e,tem que conseguir aguentar ao menos ate os 10 minutos do anime para que seus olhos consigam sentir melhora.
  • O adiamento de Coppelion e seu lançamento junto com outros de sucesso fez com que seu brilho ficasse um pouco apagado,o que dificultou muitos fãs de verem,já que a temporada do segundo semestre de 2013 foi realmente cheia de bons animes.
  • A falta de propagandas do anime,fez com que ele ficasse meio apagado em meio a nomes como Golden Time,Nagi no Asukara e Kyoukai no Kanata.Isso foi realmente ruim,mesmo levando em consideração a historia e quando foi escrito,dificultou um pouco que ele pudesse ser visto por todos os interessados.


Vale a pena ver?

Devo admitir que foi um dos únicos animes que tive coragem de esperar semana por semana ao invés de ver tudo de uma vez quando terminasse de ser lançado.O anime em si é ótimo,a historia é ótima,o enredo é criativo e tudo foi bem trabalhado,a trama é envolvente e os personagens são retratos de várias pessoas,fazendo com que você se sinta dentro da historia,como parte dela.Como eu disse mais acima,a Aoi foi a minha personagem preferida pela maneira de ser e as surpresas,mas todos os personagens são dessa maneira,cada um tem sua própria historia e preocupação. Personagens com o psicológico frágil em algum ponto por conta de algo passado são sempre aqueles que se destacam dos demais,mas quando todos os personagens do anime,são bem trabalhados e tem cicatrizes diferentes,faz com que fique tão interessante que quando termina,você implora por outra temporada e corre ler o mangá.Obviamente que vi mais de dez vezes .
Numero de episódios: São 13 no total.

Um comentário